Como todos sabem, dia 11 de Setembro completará 10 anos do infeliz atentado aos Estados Unidos e que abalou todo o mundo. Com isso resolvemos fazer uma seleção de algumas peças/campanhas inspiradas nesse acontecimento.

Em 2009, a DDB Brasil criou uma peça intrigante e impactante para a WWF Brasil que liga esse fato com os problemas ambientais, afirmando que:  ” O Tsunami matou 100 vezes mais pessoas do que o 11 de Setembro de 2001. O planeta é extremamente poderoso. Respeite-o. Preserve-o.”

A peça causou muita polêmica ao mostrar dezenas de aviões indo em direção a Manhattan. Confira o vídeo da campanha:

wwf-11-setembro

A agência francesa CLM BBDO criou essa campanha para a Fondation Nicolas Hulot, que também luta contra a destruição dos recursos naturais.

A imagem de duas árvores queimando faz alusão às torres gêmeas. E a assinatura: “For nature, everyday is 9/11? (Para a natureza, todo dia é 11 de setembro). completa a peça.

11 setembro publicidade (1)

As Torres Gêmeas (que de fato se tornou o símbolo dessa tragédia) também teve inspiração nessa peça criada pela DDB da Nova Zelândia para uma campanha anti-tabagismo da ASH.

11 setembro publicidade (7)

De todas as peças que encontramos, essa para uma companhia farmacêutica indiana foi a mais bizarra e sem noção, que alerta sobre um problema nos ossos: “Todos acham que suas articulações são seguras e fortes. Até o dia em que a osteoartrite faz com que elas desmoronem”

11 setembro publicidade (6)

E esse é um anúncio antigo de 1979 da companhia de aviação Pakistan Airlines que intrigou muitas pessoas depois do atentado. Premonição?

11 setembro publicidade (3)

A MTV também prestou sua homenagem:

11 setembro publicidade (4)

E essa foi a peça da Absolut:

11 setembro publicidade (2)

Gostou da seleção? Tem alguma campanha, peça ou homenagem com esse tema que você sugeriria para acrescentar nessa lista? É só indicar nos comentários.

 

13 comentários
  1. A questão para mim é que fica ofendido quem sofre por algo.
    Os parentes das vítimas do atentado do dia 11/09 ficam revoltados com essas campanhas da mesma forma que um parente de uma vítima de desnutrição, fica ao ver seu filho morrendo fome.

    Acho que enquanto há respeito, tudo é válido para impactar pessoas na tentativa de ajudar uma causa nobre.

  2. A questão para mim é que fica ofendido quem sofre por algo.
    Os parentes das vítimas do atentado do dia 11/09 ficam revoltados com essas campanhas da mesma forma que um parente de uma vítima de desnutrição, fica ao ver seu filho morrendo fome.

    Acho que enquanto há respeito, tudo é válido para impactar pessoas na tentativa de ajudar uma causa nobre.

  3. Se não me falha a memória essa peça da DDB teve vários problemas, além de ser uma peça de caráter avaliável, os criativos fizeram a peça e a veicularam sem consentimento da WWF, pra por a peça em algum prêmio. Depois que a WWF viu, não concordou, pediu pra recolher a peça, pediu desculpas ao governo norte-americano, e abriu pauta pra discutir sobre anúncios "fantasmas", credibilidade das agências, prêmios de propaganda e mais, o DC, DA e Redator envolvido na peça sofreram punição.

Deixe uma resposta
Leia também

“Together we make the magic happen” a campanha do Natal 2012 da Coca-Cola

Já estava até demorando, mas finalmente a Coca-Cola começa a relevar como será sua campanha de Natal deste ano! Uma marionete gigante de Papai Noel é a estrela do comercial “Together we make the magic happen” e a responsável por mais uma vez espalhar a magia desta data tão especial…

Liberdade no Elevador

Mais uma criativa ação usando elevadores. Para alertar sobre torturas humanas , a TBWARAAD de Dubai desenvolveu essa ação em elevadores para a Witness for Torture, que luta para o encerramento do centro de detenção de Guantánamo, em Cuba. A foto de um preso tentando escapar, no interior do elevador, serve para dramatizar e mostrar o sofrimento na base de Guantánamo que eles passam e a sua sede de liberdade. Detalhe dos dedos ‘fora’ tentando abrir a porta, já faz a pessoa sentir curiosidade na ação. More than 90% of Guantanamo detainees are held without charge and in extreme isolation. Help stop the abuse. “Mais de 90% dos detentos Guantanámo são detidos sem acusação e no extremo isolamento. Ajude para parar esse abuso. “ O uso de elevadores como mídias alternativas sempre são criativas! Aqui no Comunicadores, já postamos algumas, vale a pena relembrar aqui. Quem tiver ações como essas dá um toque nos comentários! Nos acompanhe também pelo Twitter: http://www.twitter.com/comunicadores

Homem com mãos de palha de aço perde mamilo em comercial

O vídeo é meio bizarro, mas é bem criativo (e divertido). Eu não vou revelar o produto que ele anuncia, pois acho que uma das coisas divertidas dele é descobrir no final, qual é. Assista: Foi uma maneira diferente de anunciar esse tipo de produto, não? O humor pode ser um pouco cruel, mas tem toda uma historinha divertida… Quando ele, finalmente estava vendo o lado bom de ter mãos feitas com palha de aço, aquele acidente bizarro acontece e ele perde um mamilo. hahaha. O que você achou?

A Nova Identidade Visual da Alpargatas

Após 53 anos com a mesma marca, a Alpargatas está modernizando sua identidade visual. O novo logotipo mantém o triângulo, em referência à letra “A”, mas passa a ser formada por oito pequenos triângulos coloridos, em uma alusão à diversidade dos produtos fabricados pela companhia. E fora que a tipologia ganhou formas levemente arredondadas. A interbrand foi a responsável pela mudança, que tem o objetivo de consolidar a companhia como uma gestora global de marcas, como a Havaianas. E você, o que achou dessa repaginada da marca? via.