Você sabe o que é Obsolescência programada?
Já teve a impressão quando compramos um bem dito ‘durável’ como por exemplo, uma cafeteira elétrica, e depois de um determinado tempo de uso, ela para de funcionar inexplicavelmente? Vez ou outra escuto minha avó falando ‘no meu tempo tal coisa durava uma vida inteira’.

E realmente posso comprovar isso, pois ela tem uma geladeira que se brincar tem quase 30 anos e funciona perfeitinha e o acabamento parece de aço de tão resistente que é.

Hoje, é encostarmos numa geladeira e ela já amassa. Exageros à parte, essa sensação de coisas que não duram muito,  não é uma sensação, tem um termo e chama-se: “Obsolescência programada”.

Relendo uma edição um pouco antiga da Mundo Estranho (Fev/2014) vi uma matéria que explicava essa pratica capitalista.

A Obsolescência programada, trata-se de uma estratégia de algumas empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos tempo do que a tecnologia permite.  Assim, eles se tornam obsoletos mais rápido, forçando o consumidor a consumir um modelo mais novo e melhorado.

Um exemplo perfeito é a Apple com seu iPhone e cia. Todo ano, é lançado um novo modelo do smartphone, fazendo com que o modelo atual – mesmo moderno e suprindo as necessidades dos usuários – se torne um ‘peso de papel’.

obsolescencia programada celular

obsolescencia-programada-celular-2

Essa prática começou na década de 1920, devido a crise econômica de 1929 – antes disso o objetivo das empresas eram criar produtos que durassem o maior tempo possível – só que com o boom do consumismo, as empresas repensaram essa atitude.

É muito difícil hoje em dia alguém levar para consertar algum produto – em especial tecnológico – por um motivo: é que o preço para se consertar, na maioria das vezes, sai mais caro do que comprar um novo.

obsolescencia-programada-celular-3

E já prestou atenção numa coisa? O produto funciona perfeitinho ATÉ acabar a garantia.

Abaixo deixo um documentário bem interessante sobre esse tema – “The light bulb conspiracy” – A História Secreta da Obsolescência Programada:

E então? Será que você já foi ‘vitima’ dessa prática? Vale a reflexão…

https://youtu.be/w0cZLDke_uk?t=1m38s

https://www.youtube.com/watch?v=jJALBPHFvV4

2 comentários
  1. Quando leio obsolência programada me vem a cabeça o iPad 1. O primeirão, mesmo. Veio sem multi-tarefa, câmera ruim e sem widescreen. Tava na cara que foi lançado só pra se tornar obsoleto quando chegasse o próximo.

  2. Todos lucram com ela.
    Obsolescência foi o que salvou os EUA na grande depressão.
    Gera mais empregos e impulsiona a economia, de modo que se fossem mais
    duráveis, necessitariam ser mais caros também pra cobrir não só a
    matéria mas todo custo operacional a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

A menina e a chuva

Você lembra a primeira vez que sentiu a chuva? Esse vídeo que viralizou pela web mostra a felicidade inocente da pequena Kayden de 1 anos e três meses ao tomar o seu primeiro banho de chuva.