Muitas pessoas ainda tem a errada impressão que pessoas com alguma dificiência não podem se superar. Esse vídeo criado pela Ogilvy Brasil para lançar a campanha de engajamento para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 nos mostra que às vezes para mudarmos nossa opinião, basta olhar mais de perto…
Durante uma semana, Vinícius Rodrigues (velocista, promessa para os 100m e 200m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016), Lúcia Teixeira (judoca, prata em Londres 2012) e Luciano Dantas (halterofilista, bronze no Parapan de Toronto 2015) visitaram algumas academias do Rio de Janeiro para um treino especial. A reação dos frequentadores foi registrada por câmeras escondidas.
De ínicio alguns olharam com estranhesa, se questionando se eles iriam conseguir por exemplo, correr na esteira usando a protese. Com isso, assim que os atletas Paralímpicos colocaram em prática suas habilidades, a surpresa positiva foi tomando conta.
O jovem com prótese começou a correr a mais de 23 km/h na esteira com facilidade, a deficiente visual finalizou a campeã carioca de judô em poucos segundos, e o homem com nanismo levantou sem dificuldade mais que o dobro de seu peso!
A iniciativa dá mostras do impacto que assistir a um atleta Paralímpico em ação pode ter. É uma experiência que supera expectativas e altera percepções. Bastou um simples e corriqueiro treino para que eventuais olhares preconceituosos ou sentimentos de pena dessem lugar à admiração e ao respeito pelos atletas.



Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!