Certamente as smarthomes ainda estão bem distantes, mas o Ôasys é um promissor passo rumo a isso. E a percepção de que é um sistema útil para uma casa realmente inteligente, vem de sua proposta: cuidar do planeta e do seu dinheiro.
A quantidade de água que gastamos é algo bem difícil de entender. Talvez a única medida que a maioria de nós – que não é especialista na gestão de recursos hídricos – consegue entender é a conta de água. E mesmo assim, ao lê-la, dificilmente pensamos: “Será que estou desperdiçando água?”… No máximo pensamos “Será que é possível pagar menos?”. Entende? Não existe uma preocupação com o desperdício do recurso natural, apenas com o dinheiro.
E o Ôasys, que está em fase de captação de recursos no Kickstarter, quer ser lançado justamente para medir o consumo do recurso e não do orçamento. Mensurar o impacto que os seus hábitos têm no planeta e não apenas no seu bolso. E notem que eu disse “apenas”, pois usando o aparelho para medir e gerenciar de forma mais inteligente (olha aí o sentido real de casa inteligente), será possível diminuir o impacto negativo no meio-ambiente e gastar menos.
A promessa é de que a instalação do aparelho seja bem simples, com o dispositivo. Nenhuma parede precisará ser quebrada, já que o sensor vai naquele cano que ficar fora das casas e apartamentos, que está conectado ao leitor de água. Ele se comunicará com um aparelho que parece um daqueles termostatos Nest, com uma tela e um conjunto de LEDs que mudam de cor, para alertar o consumidor sobre o status do consumo.
O aparelho mostrará em uma tela qual o consumo semanal, alertará sobre o consumo contínuo prolongado (e perguntará se é normal, caso contrário, isso indica um vazamento), e acompanhará pela internet o volume de chuvas e de abastecimento da cidade. Assim, será possível que cada pessoa se programe para usar a água de forma responsável.
Esse ano de 2015 parece ser o ano em que a casa inteligente realmente ganhará tração. =D
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!