Uma apresentação com storytelling é sempre melhor que uma comum? Não. Cada tipo de apresentação cumpre um papel e funciona melhor para determinado cenário. Portanto, para entender quando você deve usar storytelling em sua apresentação, leve em consideração os parâmetros de criação que você tem para julgar se essa técnica funciona nesse caso.
O primeiro deles é a resistência do seu público para a sua apresentação. Busque identificar, no momento em que você vai criar o seu material, que tipo de forças podem ir contra você quando estiver apresentando. Você pode ter um público que não quer te ouvir, não se interessa pelo tema da sua apresentação, ou que discorde de você. Ele também pode estar cansado (fisicamente ou mentalmente) ou se julgar conhecedor do assunto, e por isso, não precisa assistir a mais uma apresentação sobre ele.
Quando a resistência se mostra um problema para a transmissão da mensagem começamos a considerar o storytelling, como uma alternativa envolvente e criativa, que pode “abrir portas” no seu público para que o seu conteúdo seja melhor recebido.
Outro fator importante é o entendimento. Quando temos problemas de absorção da mensagem, o storytelling pode ajudar. Isso porque tendemos a lembrar melhor de histórias do que de apresentações cheias de conteúdo. Além disso, o storytelling permite que o público consiga repassar as informações com mais facilidade. Quando esse fator for importante e você precisar que o seu público saiba recontar a sua apresentação para outros, escolha o storytelling.
É importante lembrar que, em todos os casos, é preciso ajustar o tom do storytelling para cada público. Humor, veracidade, fantasia, por exemplo. Pensar nessas características é a base para criar uma história que faça sentido para a situação da sua apresentação. Cada público-alvo está aberto a um tipo de história, e não é recomendável forçar estilos muito diferentes do que eles estão acostumados. Isso pode aumentar mais ainda a resistência deles, afundando a sua apresentação.
Para finalizar, tome cuidado para não deixar a forma obliterar a mensagem. O mais importante da sua apresentação é você conseguir se comunicar com qualidade e eficiência. Transmitir a sua mensagem e alcançar seu objetivo. A forma que você vai escolher para isso pode variar, mas ela trabalha para o sucesso da comunicação, não o contrário.
————-
Conteúdo criado em parceria com MonkeyBusiness – www.monkeybusiness.com.br
Apresentações criativas que dão resultados. Essa é a proposta da MonkeyBusiness, agência que une planejamento, estratégia e imersão no cliente, com roteiro e design para criar apresentações inteligentes que garantem resultado.
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!