Sim, o país que tem as famosas Autobahns, rodovias famosas pela qualidade e por permitir velocidades altíssimas, também vai criar uma ciclovia de 9 quilômetros que serve de exemplo para todo o mundo. A ciclovia, que será construída sob a linha férrea U1, mistura tecnologia e sustentabilidade pra ser incrível, útil e moderna.
Pra começar, o atrito entre o piso e o pneu das bikes gerará a energia elétrica necessária para o funcionamento de vários elementos, como as sinaleiras (farol ou semáforo, dependendo de que região do Brasil você seja). Elas, por sua vez, são inteligentes, medindo a velocidade e o volume de tráfego, decidindo de forma inteligente qual sentido está liberado, qual deve parar, e por quanto tempo.
A Radbahn também contará com hortas, locais para descanso, oficinas simples onde os ciclistas poderão trocar câmaras e encher os pneus. Além disso, existirão bares e locais onde empreendedores locais poderão se estabelecer.



Pessoal, estou cada vez mais apaixonado por essa ciclovia.
E não para por aí. Além de existirem locais para o aluguel de bicicletas, haverão locais para alugar carros. Sim, o intermodal está previsto, porque respeitar um público, não significa desrespeitar o outro, como algumas pessoas parecem pensar.
Mas essa não é a iniciativa do governo, e sim de 8 pessoas, de 5 países e das mais diversas formações: são arquitetos, urbanistas, desenvolvedores de projetos, dentre outros, que se uniram para criar algo que fomentasse o debate sobre o uso da bicicleta na cidade. Mas parece que eles vão além, e com a repercussão que o projeto – com previsão de término para 2016 – está tendo, eles vão ajudar no debate em todas as grandes cidades sérias do mundo.
Percurso da Radbahn
Saiba mais sobre o projeto, no site da Radbahn.
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!