Não estou dizendo que ele é genial como o diretor de Dr. Fantástico, mas sim que essa parece ser uma grande inspiração do seu trabalho, e que ele deixa isso evidente com maestria.
O filme conta a história de uma agente, a responsável por um grupo de policiais anti sequestro do FBI, que é chamada para uma missão para o Departamento de Defesa: ela deve ir até uma cidade americana na fronteira com o México, buscar um bandido que está preso.
Acontece que chegando lá, ela descobre que agora faz parte de algo muito maior, e precisa decidir o que fazer.
Falei de Kubrick antes porque, assim como ele, Villeneuve sabe exatamente como fazer enquadramentos simétricos e usa isso não apenas para fazer um filme com uma fotografia linda, mas para nos passar as sensações e os sentimentos da personagem principal, que várias vezes se vê presa a situações incrivelmente desconfortáveis. Além disso, ele sabe quando usar uma câmera estável, quando usar uma câmera um pouco mais livre… E também faz um lindo trabalho, valorizando a cena e a ação usando, em diversos pontos, apenas a luz natural. Mesmo na escuridão total (sério, quando você assistir o filme, vai entender o que falo, principalmente no terceiro ato).
Abaixo, um vídeo mostrando um pouco do uso da perspectiva e simetria nos filmes do Kubrick.
A fotografia é um destaque do filme, mas não o único.
A montagem sabe usar a falta de música, as pausas e os silêncios para te deixar no clima. Seja nos momentos de tensão ou de ação, que é um outro ponto alto de Sicário. Ao contrário da maioria dos filmes de ação, quando alguém puxa uma arma, você não sabe o que vai acontecer. Assim como os personagens.
Esse é um trechinho do filme, parte de uma sequência tensa, que deve ter uns 15 ou 20 minutos. Não sei direito, porque o filme de 2 horas passou voando.
https://youtu.be/ITHtK4BVaA8
Entrei em poucos detalhes do filme, porque não quero estragar a experiência. Você vai se impressionar com uma direção acima da média, atuações sólidas, principalmente da Emily Blunt e do Benicio Del Toro, que em diversas oportunidades, fazem com que até o mais distraído entenda o que eles dizem com o olhar.
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!