A comunicação é, via de regra, uma área de atuação vanguardista. Os progressos que marcaram o segmento nas últimas décadas contribuíram diretamente para o avanço no modo de se comunicar, relacionar e fazer negócios no mundo moderno. Nesse processo, as transformações ora estimulavam, ora eram reflexo dos desenvolvimento tecnológicos mais recentes.
Entre as maiores mudanças nos paradigmas comunicacionais, o Marketing Digital merece destaque, pois se tornou assunto de interesse para empreendedores de diferentes campos. Esse fato comprova a conexão entre a inovação e o potencial transformador, uma vez que diante da virtualização das relações, estar presente e pensar ações na esfera digital passou a ser indispensável.
Ao considerar que as novidades complementam o conhecimento prévio e induzem a criação de novas estratégias, vale a pena se antecipar e pensar sobre as inovações e tendências capazes de influenciar o Marketing pelos próximos meses:
Experiência do Usuário
Embora seja próprio do Marketing, essa técnica deve orientar a implementação de estratégias a fim de reter clientes através da personalização.
Isso significa garantir que mesmo nas situações em que se utilizam automações e chatbots, seja dispensado um esforço para criar fluxos humanizados de conversação. A satisfação e retenção dos clientes será o foco.
Marketing de Influência
Frente a uma nova lógica de jornada do cliente que busca tratamento personalizado e proximidade, o conteúdo elaborado por influenciadores, que despertam a identificação do público, pode continuar contribuindo para as estratégias de marketing.
A expectativa, no entanto, é de mais rigor na escolha dos profissionais, uma vez que existe a intenção de transformá-los em verdadeiros “embaixadores” da marca.
Vídeos curtos
O TikTok não alterou apenas o feed do Instagram, mas, sim, toda uma maneira de consumir conteúdos nas redes sociais. Com isso, o formato de vídeos de curta duração continuará sendo tendência em 2023.
A personalização da comunicação também deve estar presente nos planejamentos que envolvem essa plataforma, inclusive, quando for voltada para as estratégias de mídia paga.
Big Data/Data Marketing
Por meio do Big Data e de Inteligências Artificiais (IA) dedicadas ao processamento das informações, os profissionais conseguirão observar os dados, identificar oportunidades e, consequentemente, elaborar procedimentos com mais assertividade e obter resultados positivos. Sem sombra de dúvidas, a combinação “comunicação e tecnologia” elevará o setor a um novo patamar técnico e de competência.
Para acompanhar o ritmo das ferramentas e estratégias implementadas no mercado atual, é preciso acompanhar as noções e práticas de Marketing desde a formação profissional, especialmente quando se está na faculdade de Publicidade e Propaganda. Afinal, essa é uma área altamente competitiva e inovadora.
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!