Imagine as suas twittadas pipocando da sua camiseta. Você acha que isso é impossível? O pessoal da Squidder não acha. Eles combinaram a tecnologia de Realidade Aumentada (Augmented Reality) com o Twitter para criarem uma “camiseta interativa” que exibe a sua última atualização na rede social. Confira o vídeo da demonstração:

É apenas uma brincadeira, mas com certeza é mais uma possibilidade criativa que a realidade aumentada proporciona.

Nos acompanhe também pelo Twitter: http://www.twitter.com/comunicadores

24 comentários
  1. Apenas uma brincadeira, mas a possibilidade de combinar realidade aumentada com tempo real (que é o que parece quando se fala em última postagem), dá margem para inúmeras ações e por quê não, inovações.

    Muito boa.

  2. Muito bacana a idéia do pessoal da Squidder de unir realidade aumentada com a interação do Twitter e tornar o vídeo uma brincadeira interessante.

    Show.

  3. É, quem considera o Twitter uma ferramenta superestimada, ou nunca usou essa ferramenta ou nunca usou corretamente essa ferramenta. Sabendo usar, o tal do microblog surpreende.

  4. Alguém poderia me indicar algum case em que a realidade aumentada foi usada como parte de alguma ação ou plano de comunicação?? Acho uma coisa legal, mas queria saber se ela, na hora do “vamo ver”, ajudou de fato a atingir algum objetivo de comunicação.

    Quanto ao Twitter, sinceramente, acho uma ferramenta superestimada por todos. Pra que um microblog se você já tem ou pode ter um blog?

    Abraço
    rfmalucom.blogspot.com

  5. Oi Rafael,
    eu penava o mesmo que você quando conheci o Twitter, mas se você se der uma chance e começar a usar, conhecer as peculiaridades desse formato, os recursos que os usuários têm usado, até aonde podemos chegar com as twitadas, vai ver que é uma avaliação prematura a que você faz hoje do Twitter. E eu mudei de idéia quando consegui justamente visualizar as possibilidades não para a minha emrpesa, mas para algumas das empresas de meus clientes… tenho cliente que até os assuntos e cliping que usam no envio de newsletter periódico deles, eles postam no Twitter, e acredite, eles têm mais resultados de tráfego através desse canal…
    Pesquise, e se o seu negócio estiver relacionado a web de alguma forma, avalie melhor o Twitter, e você deve encontrar aplicações muito boas para ele ;-)

    Forte abraço!

    Marcelo Guernieri – On3W Produtora Web

  6. Sobre o case de realidade aumentada tem um site muito bom que provavelmente deve ter isso que se chama Google….em relação ao Twitter também acho que é superestimado, afinal, o que esses grandes CEOS, essas grandes marcas, os grandes publicitários estão fazendo em uma ferramenta que está crescendo mais que o Orkut nos últimos tempos e está sendo comentado por diversos tipos de mídias de massa? que gente loca né?

    Abs

  7. @Rafael

    Twitter : “Ferramenta superestimada” ? E provável ! Twitter é ferramenta toda novinha. Alias a realidade aumentada também…
    Por enquanto, nao vimos muitos exemplos verdadeiramente utéis par atingir o objectivo de comunicaçao.

    Mas as vezes vê-se alguns contra-exemplos:
    http://www.lesanimauxdufutur.com/
    “animais do futuro.com”

    Ok, vais ver o website nao é tolo mas o uso da technologia ta certo.

    ++

    F!L___
    wild-wild-web.blogspot.com

  8. Valeu pelos cases Heandel! Marcelo, pode até ser que ele seja uma ferramenta útil, mas não é essa revolução toda que as pessoas gostam de pregar por aí,

    Abraço

  9. Para Ricardo Tavares,

    Pois é Ricardo, vai no google é pesquise sobre educação, pois você não tem noção do que seja isso!

    Realmente, o twitter é revolucionário! Alguém inventa uma versão menor do que já existe, coloca um nome diferente e todos compram a idéia! Inclusive pessoas mal educadas como você!

  10. Não aposto nada e daqui a algum tempo vamos ter essa camisa existindo na real e com acesso a internet.

  11. não confundam as coisas… realidade aumentada tem como princípio o processamento de imagem por algum dispositivo. Ou seja, você precisa filmar algo para que a saída de seu vídeo seja o mix do vídeo original + os componentes da realidade aumentada (balãozinho do twitter, neste caso). A camiseta, neste caso, só serviu como ponto identificável para o software (ele precisa mapear a imagem e encontrar a sua “âncora” para saber posicionar o elemento virtual).

    a idéia é bacana, mas a aplicação nem tanto. Talvez para um comercial, ou para algum evento (um stand com câmeras e um telão, por exemplo) ou então para dispositivos móveis (um celular com câmera que filma a camiseta e exibe em seu display a saída com realidade aumentada.

  12. A Realidade Aumentada já vem sendo usada até mesmo como ferramenta no ensino de matemática, geometria e engenharia. Isso vai dar o que falar e, não por acaso, é o tema de meu projeto final de curso. Estou pesquisando sobre isso há algumas semanas e posso afirmar que a brincadeira dessas camisetas não está assim tão longe da realidade quanto parece. Lembram-se do primeiro software VOIP (IPhone, que funcionava em linha discada)?… Acho que em 10 anos vai mudar miuta coisa….. O maior obstáculo para que uma camiseta dessas vire algo plausível, no momento, é o equipamento que você precisa usar (misto de óculos e câmera) para ver imagens geradas por computador, sobrepostas na imagem real e em tempo real. Mas não tenho a menor dúvida de que isso vai mudar e rápido. Basta lembrar do preço, tamanho e peso dos primeiros telefones celulares.
    Pra saber mais: http://www.ims.tuwien.ac.at/research/construct3d/

  13. Em tempo: a necessidade da âncora não é assim tão crítica. Digo isso por ter visto, ao vivo e a cores, o resultado do trabalho de Pós Doutorado do meu orientador. Num notebook com uma câmerazinha sem maiores firulas, bastou ele segurar uma folha de papel em branco, sem qualquer marcação para servir de âncora… e lá estava um bule “cromado” balançando ao sabor dos movimentos que ele fazia com a folha de papel. Como tecnologia, usou C++ e OpenGL.

  14. Rafa… tem muitas aplicações bastante práticas e com muitos resultados.

    A interação proporcionada pela RA faz com que a comunicação seja mais eficiente e uma experiência muito mas muito divertida. Posso ver se consigo levantar alguns resultados de ações como essa pra gente ver.

    Diego: http://www.soluttia.com.br/lab/itshirt/
    Fizemos camisetas pro pessoal aqui da agência. O mais engraçado é que estamos usando elas nas demonstrações comerciais da tecnologia.

    Mario: RA é exatamente o que você descreveu, mas discordo quanto à aplicação. No ITShirt você vai ver uma página com uma aplicação de RA. O que mais vemos são sim, ações de promoção em ambiente controlado. Mas quando colocamos RA em um Flash a coisa muda de figura e as possibilidades são infinitas.

    Estamos até preparando um jogo com RA para ser publicado dentro de redes sociais…. já imaginou isso funcionado ?

    abs
    Raul T.
    —————————–
    http://www.soluttia.com.br

  15. que disperdicio de conhecimento tecnologico

    com as ferramenteas pra ra existentes fazer tal feito passa longe de ser impossivel, chega perto do trivial…

    ter por ambição ostentar um objeto deste tipo passa do lado do ridiculo…

  16. Olá eu vi no evento da Quatro rodas experience uma ação da Playboy em realidade aumentada, muito bacana, você interagia com as coelhinhas…

    Quem desenvolveu foi a ABCZ Comunicação no site http://www.arexperience.com.br, inclusive lá tem um exemplo para imprimir e ver como funciona…

    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ford cria cama com tecnologia que evita brigas entre casais

A Ford apresentou na Europa o protótipo de uma cama que resolve…

Olympus PEN E-PL1 | Augmented Reality

Para promover de forma interativa sua nova câmera digital PEN E-PL1, a Olympus em parceria com a Total Immersion, criou essa demonstração em realidade aumentada que os detalhes e recursos da câmera numa imagem em 3D. Uma das melhores utilizações de R.A. que já vi. Confira: E falando em Olympus, ano passo a marca lançou um vídeo viral em stop motion paera marcar os 50 anos da sua câmera “PEN”. Repetindo o sucesso, esse ano ela lança outro spot chamado “PEN Giant” que contou com 355 fotos transformadas em enormes painéis. Olha só:

Infográfico | Os 10 usuários mais chatos do Facebook

Baseados na pesquisa liberada na semana passa pelo Daily Mail na reportagem: Dislike dislike dislike! Fitness boasters, ‘checker-inners’ and overly proud parents are the biggest social media irritants ( http://ow.ly/jdE7h ), a agência iinterativa produziu esse infográfico que traz os perfis mais irritantes do Facebook. E então? Conhece amigos que se encaixam em alguns desses perfis?