As 10 regras de ouro para o bom convívio nos grupos de WhatsApp

Os grupos de WhatsApp fazem parte de nossas vidas, para o bem ou para o mal. Você provavelmente participa de algum grupo, seja o grupo do trabalho, da escola, grupo dos vizinhos do condomínio ou o tão comum grupo da família.

Quando bem usados, os grupos de WhatsApp podem realmente ajudar, divertir, informar ou facilitar bastante a vida dos participantes. O problema é quando o grupo sai de controle e as pessoas começam a se comportar mal, desvirtuando totalmente o objetivo inicial daquele grupo.
Para tentar te ajudar com esse problema tão comum, montamos uma lista com 10 regras para grupos de WhatsApp.
E caso você seja um administrador de algum grupo, no final desse artigo você poderá copiar a versão resumida dessas regras, que podem ser inseridas diretamente na descrição do seu grupo.

10 regras para grupos de WhatsApp

10 regras para Grupos de WhatsAppEsses são princípios gerais, que servem como “regras de convivência” para grupos e que valem ser compartilhadas:

  1. Tenha foco e vá direto ao ponto. Não compartilhe mensagens irrelevantes sobre outros tópicos. Se o grupo foi criado com uma finalidade, respeite seu objetivo. Quanto mais pessoas no grupo, mais objetivas devem ser as mensagens. Vá direto ao ponto. Isso significa que as famosas mensagens motivacionais ou aquele “bom dia grupo” devem ser evitadas.
  2. Escreva tudo de uma só vez. Poste sua mensagem em um único texto. Se cada palavra ou frase que você escrever for uma nova mensagem, serão várias notificações em celulares alheios. Isso pode irritar os outros integrantes.
  3. Tenha discrição. Não trate o grupo como se fosse uma conversa privada. Nunca use um grupo para repreender ou constranger outro integrante. Se for tratar de um assunto pessoal com alguém, mande uma mensagem privada.
  4. Respeite Horários. Mesmo que para você seja comum dormir muito tarde ou acordar muito cedo, lembre-se que nem todos são assim. A menos que seja uma emergência, evite postar algo nos grupos após as 21 horas da noite ou antes das 7 horas da manhã.
  5. Evite áudios longos. Na maioria das vezes um áudio longo pode ser resumido em uma frase curta. Se possível, escreva em vez de enviar mensagens de áudio. É mais prático e muitas vezes é possível resumir a informação.
  6. Preserve sua imagem. Não fale no grupo nada que você não falaria pessoalmente para cada integrante. Evite polêmicas ou assuntos delicados, como política, futebol ou religião (exceto quando o grupo tenha sido criado para tratar desses temas).
  7. Não mexa onde não deve. Não mude a imagem, o nome ou a descrição do grupo, a menos que você seja o administrador ou tenha a permissão dele para fazer isso.
  8. Pergunte antes de adicionar. Sempre pergunte a alguém se você pode adicioná-lo ao grupo antes de fazer isso. Se a pessoa topar, converse com o administrador pra adicioná-la. Ir parar em um grupo sem nem saber do que se trata é algo muito desagradável.
  9. Evite brigar. Não vale a pena. Um grupo é como a sociedade em geral – pessoas pensam de modo diferente e têm variados níveis de educação. Além disso, mal-entendidos ou mensagens mal interpretadas podem surgir. Respire fundo e evite entrar em discussões desnecessárias.
  10. Quando chegar a hora, dê adeus. Quando o grupo cumpre com seu objetivo e não acrescenta mais nada, é sempre melhor encerrá-lo. O mesmo se aplica quando você é participante de algum grupo e vê que não vale mais a pena ficar nele. Escreva uma breve mensagem de despedida e saia do grupo.

Versão resumida para você colar na descrição do seu grupo

Se você é administrador de algum grupo de WhatsApp, criamos uma versão resumida das regras acima para você copiar e colar diretamente na descrição de seu grupo. (Se você não sabe como fazer isso, confira essas instruções sobre como alterar dados de um grupo.)

Dessa forma todos os integrantes saberão que o grupo tem regras e tudo ficará mais organizado.

Fique à vontade para copiar e usar o texto abaixo:

*Regras do grupo:*

1. Evite mensagens que não são sobre o assunto do grupo
2. Ao escrever, mande todo o texto de uma só vez
3. Evite falar de assuntos privados
4. Evite postar antes das 7h ou depois das 21h
5. Se precisar mandar áudios, seja breve
6. Evite polêmicas ou assuntos delicados
7. Não altere a imagem, o nome ou a descrição do grupo
8. Se quiser adicionar alguém ao grupo, fale com o administrador
9. Respeite os outros integrantes
10. Qualquer um é livre para sair do grupo quando quiser

Administrar um grupo de Whatsapp pode ser algo trabalhoso, portanto uma dica extra (e para casos mais profissionais e grupos maiores) é criar um link do Whatsapp personalizado que pode ser compartilhado com outra pessoas.

E aí, qual outra regra você acrescentaria? Achou que esquecemos de algo importante? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Guia da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa | Saiba o que mudou na ortografia brasileira!

No dia 29 de setembro de 2008, o presidente Luís Inácio Lula…

Motivos para mudar a marca…

Vocês percebem que vez ou outra postamos mudanças de marca e indentidade…

Ative a Verificação em duas etapas do WhatsApp

Uma das formas de aumentar a segurança nas nossas contas de redes…