Muitos profissionais começam a atuar como freelancer para garantir uma renda extra e se encantam pela autonomia do serviço e pelas possibilidades de atuação. Por exemplo, se você deseja ser freelancer no exterior e receber pelos serviços em dólar, saiba que as oportunidades são muitas!
Além disso, o trabalho freelancer para empresas do exterior pode ser uma porta de entrada se você tem o sonho de morar fora do Brasil. Então, quer saber mais sobre como fazer freelancer no exterior? Acompanhe o nosso texto!
Como fazer freelancer no exterior?
Se você já atua como profissional autônomo, pode ter meio caminho andado para trabalhar como freelancer no exterior!
Isso porque você já sabe como trabalhar de casa, sem precisar cumprir as atividades na empresa. E também porque você já deve ter uma boa cartela de clientes e o network é fundamental nesse sentido.
Você pode perguntar para conhecidos e pesquisar sobre vagas na sua área em empresas que atuam internacionalmente. Assim, você pode se candidatar e colocar em prática todo o conhecimento que você já tem.
E mesmo que você não tenha experiência em trabalhos freelancer, saiba que para internacionalizar a sua carreira você tem que estabelecer relações com profissionais e empresas globais, integrando mercados diversos.
Mas tenha em mente que, a partir do momento em que você consegue uma vaga como freelancer para ganhar em dólar e euro, por exemplo, os horizontes ficam cada vez maiores e as possibilidades de crescimento também.
Quais as vantagens de ser freelancer no exterior?
Trabalhar no exterior, morando no Brasil, pode ser uma ótima oportunidade para ampliar o seu processo de internacionalização e abrir portas para um emprego em outro país. Além disso, ser freelancer no exterior tem algumas vantagens:
Contatos ao redor do mundo
Ter sua rede de contatos ao redor do mundo pode te ajudar em várias situações, seja para receber indicação para algum cargo em uma multinacional, seja para trocar experiências e conhecer culturas que você nunca imaginou, entre outros.
Você também pode ser a ponte entre um profissional do exterior e uma empresa nacional, agregando informações e aumentando a diversidade do mercado. Assim, você aprende práticas para colaboração em projetos e amplia os horizontes.
O mais importante é saber que, ao internacionalizar sua carreira, a rede de contatos se torna global e as possibilidades também.
Receber em dólar
A taxa de câmbio do dólar para o real pode resultar em pagamentos altos para quem presta serviço fora do Brasil, mesmo morando por aqui. Receber em dólar por trabalhos freelancer no exterior pode ser até cinco vezes mais vantajoso.
Isso significa que a sua carreira fica mais valorizada e você pode investir seu dinheiro em várias opções, podendo, inclusive, morar onde quiser e realizar o trabalho no horário em que preferir.
Para um nômade digital, por exemplo, essa valorização do dólar frente ao real pode significar possibilidades de viagens e de conhecer novos lugares, sem mudar a forma de trabalho e de renda.
Variedade de trabalhos
Outra vantagem de trabalhar como freelancer no exterior é que as opções de trabalho que pagam em dólar pela internet são as mais variadas, desde opções mais óbvias, até grandes novidades.
Como receber freelancer em dólar?
Receber por trabalhos freelancer no exterior requer alguns cuidados. Existem, basicamente, duas principais formas de receber o pagamento em dólar do exterior: por meio de fintechs de pagamentos, ou por uma conta bancária internacional.
As fintechs permitem pagamentos simplificados. Elas recebem o dinheiro na moeda estrangeira e enviam a quantia, convertida para o real, para a conta bancária que você cadastrou na plataforma.
Nesse processo, elas realizam a conversão do valor e cobram uma taxa de administração sobre a quantia. A Husky tem as transferências internacionais com as melhores taxas e sem burocracia, o que é uma ótima opção para o seu negócio.
Mas se você optar por receber em dólar por meio de uma conta bancária internacional, saiba que existem alguns bancos brasileiros tradicionais que aceitam transferência do exterior, como a Caixa, o Bradesco e o Santander.
Nesses casos, você deve analisar as tarifas cobradas pelas operações, que podem ser bem mais altas que as das fintechs. De toda forma, o registro dos pagamentos pode ser feito das seguintes maneiras:
Contrato de prestação de serviço
Geralmente, os contratos para trabalhos freelancer no exterior não variam em comparação aos contratos nacionais. Os documentos devem conter detalhes sobre o prestador do serviço, a empresa contratante, os valores combinados, prazos e formas de pagamento, entre outros.
Fatura invoice
O invoice é um documento comum para registrar uma operação comercial internacional. Por isso, ele pode substituir um contrato de prestação de serviço. Nele, você informa o tipo de serviço realizado, valor cobrado e os dados do cliente.
Fatura comercial
A fatura comercial equivale à nota fiscal de uma operação realizada entre países diferentes. As informações contidas nela são as mesmas de um contrato de prestação de serviço. A diferença é que, se o pagamento for realizado em parcelas, a fatura comercial deve ser emitida ao final de cada vencimento.
Contrato de câmbio
O contrato de câmbio formaliza as condições das transferências entre duas moedas. Ele é um documento importante e garante a transparência dos valores.
Nota fiscal
A emissão da nota fiscal é obrigatória para operações realizadas dentro do Brasil, mesmo quando o serviço é feito fora do país. Assim, você precisa emitir a nota fiscal sobre o serviço prestado e informar sobre a legalidade do processo.
Quais sites aceitam freelancer internacional?
Na hora de precificar seu trabalho como freelancer, fica muito mais vantajoso receber em dólar, pois a conversão é muito maior que o real. Além disso, ao optar por ser freelancer no exterior você se torna um profissional globalizado.
Mas quais sites aceitam freelancer internacional? Separamos alguns para você:
Up Work
Esta plataforma freelancer conecta empresas e profissionais ao redor do mundo. Ela permite que o cliente publique a oportunidade de emprego com descrição e faixa de preço. A partir daí, o freelancer se candidata e pode ser contratado. No site, é possível encontrar vagas para desenvolvedores, designers, profissionais de comunicação e marketing, redatores, entre outras áreas.
Freelancer.com
Neste site, você cria o seu perfil profissional e cadastra o seu portfólio. As oportunidades são publicadas e as empresas analisam os perfis profissionais para decidir quais se encaixam na proposta. A plataforma tem oportunidades para desenvolvedores, designers e escritores, por exemplo.
Fiverr
O cadastro é semelhante às outras plataformas e você pode criar uma conta para oferecer os seus serviços online com valores a partir de cinco dólares para clientes de todo o mundo. Há vagas para designer, redator e tradutor, editor de vídeo, produtor e editor de som, programador de TI e muitas outras.
Independente da sua escolha, saiba que as oportunidades de trabalho freelancer pelo mundo são muito grandes e podem abrir possibilidades de crescimento pessoal e profissional, é claro!
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!