Site portfólio: 7 dicas para ter um portfólio online criativo

A presença digital é uma prioridade na gestão de uma empresa, assim como é importante também para profissionais das mais variadas áreas. Publicitários, designers, jornalistas e outros profissionais devem estar presentes na internet com o objetivo de mostrar os seus trabalhos.

Ter um site, nesse caso, é essencial, pois hoje em dia podemos contar com vantagens para criar e investir em um site para portfólio. Há plataformas intuitivas, plugins e até mesmo promoções para quem quer obter um serviço vital para a criação de um site: a hospedagem.

O cupom Hostinger é um exemplo disso, pois com ele, você tem condições de investir na aquisição de uma hospedagem de site barata e, principalmente, de qualidade.

Além de um serviço de web hosting, vale prestar atenção em outras dicas para garantir um bom site de portfólio. Vamos lá?

1 – Conheça o seu público

Na hora de criar o seu portfólio na internet, é necessário conhecer bem as características do seu público, ou seja, dos clientes que você pretende atender.

Por exemplo, caso o seu segmento de atuação seja a fotografia, os seus clientes em potencial, podem ser modelos, influencers de mídias e empresas que fazem parte do seu ramo de atuação.

No caso da fotografia, é possível segmentar ainda mais o seu trabalho para conhecer melhor o público. Sendo assim, se você atuar como um fotógrafo esportivo, o perfil dos seus clientes será diferente de um público que procura fotógrafos para eventos como casamentos e formaturas, por exemplo.

Por outro lado, caso você trabalhe com programação, é importante criar um portfólio destinado para gestores de startups e empresas. Elencar as principais habilidades e linguagens de programação são os pontos essenciais para um portfólio para esse nicho de profissionais.

Portanto, a segmentação do seu público específico será a bússola que guiará você na criação de conteúdo e até mesmo na concepção visual e criativa do seu portfólio digital.

Confira algumas dicas de design para criar um site profissional!

Site portfólio: 7 dicas para ter um portfólio online criativo2 – Tenha uma boa plataforma de criação de sites

A presença digital já deixou de ser uma opção e se transformou em uma questão de sobrevivência no mercado de trabalho. Vários profissionais mostram as suas capacidades por meio de um portfólio online organizado, criativo e de fácil navegação.

O portfólio online é a vitrine para freelancers e muitos outros profissionais construírem uma sólida base de clientes.

Diante disso, a primeira dica para ter um portfólio criativo é poder contar com uma plataforma dotada de templates variados e diferenciados. O WordPress é a luz no fim do túnel para atingir esse objetivo.

Ele é um sistema de criação de projetos web que oferece um vasto acervo de templates, compatíveis com segmentos que vão desde a publicidade, arquitetura, jornalismo, design e muitas outras áreas.

A grande vantagem de construir o seu site para portfólio com um template diferenciado é justamente causar uma boa impressão no visitante, o instigando a conhecer ainda mais o seu trabalho.

Não custa também lembrar que além da vasta quantidade de templates, o WordPress apresenta outros recursos interessantes para otimizar qualquer portfólio, tais como:

  • Plugins
  • Fácil instalação
  • Amigável para SEO
  • Software de código aberto

3 – Escolha o seu domínio

Não dá para pensar em um portfólio criativo sem ter em mente um domínio. Ele pode até parecer um pequeno detalhe, mas faz uma grande diferença ao proporcionar credibilidade e profissionalismo para o seu portfólio.

Escolher um bom domínio demanda optar por nomes originais e disponíveis para o seu site. Além disso, caso você atue como um freelancer, é possível utilizar o seu próprio nome como domínio, tornando o seu portfólio ainda mais pessoal.

Também é interessante mencionar o seu campo de atuação no domínio. Um exemplo disso pode ser um profissional chamado Rafael e que atua como desenhista e ilustrador. Portanto, o domínio rafaelilustrador.com.br é uma boa opção para se posicionar no universo web.

O melhor caminho é utilizar ferramentas gratuitas de gerador de nomes para empresas e sites. Assim, você consegue encontrar infinitas possibilidades com a ajuda da Inteligência Artificial.

Porém, é sempre bom ter a certeza de que o seu domínio seja de fácil pronúncia e memorização. Portanto, evite nomes complicados, extensos e que não tenham relação com o seu negócio ou área de atuação.

4 – Tenha uma boa hospedagem de site

A hospedagem de site é um detalhe fundamental para que o seu portfólio online tenha todos os recursos e benefícios necessários.

Existem diferentes tipos de hospedagem de site, porém, quando se trata de um site para portfólio, uma alternativa confiável é a hospedagem compartilhada.

Nesse tipo de hospedagem, você divide um mesmo servidor com outros sites. Uma das grandes vantagens dessa solução é manter os baixos custos de manutenção do seu portfólio online.

Vale lembrar ainda que hoje em dia você tem à disposição promoções de planos de hospedagem. Aproveite o cupom Hostinger para garantir o seu plano!

5 – Destaque a sua qualidade

Uma dica interessante é mostrar os seus trabalhos em retrospectiva, dando ênfase para os melhores. No entanto, evite postar trabalhos que já tenham mais de 3 anos, pois o importante é manter sempre a atualização do seu portfólio.

Por isso, é importante que, além de criativo, o seu portfólio apresente uma boa UX (Experiência de Usuário), tornando rápida e acessível a navegação, facilitando ao máximo que o visitante encontre os conteúdos mais relevantes.

Site portfólio: 7 dicas para ter um portfólio online criativo6 – Pense na qualidade de imagens do seu site

Um portfólio criativo e eficiente deve contar com imagens que mostrem a qualidade do seu trabalho. Isso vale para qualquer área de atuação, seja a publicidade, o design ou a arquitetura.

Ainda assim, imagens são importantes até mesmo no portfólio de redatores profissionais, pois “quebram” um pouco aquela dinâmica monótona dos textos.

Porém, ainda que uma hospedagem de sites auxilie na velocidade de carregamento e também em outros detalhes do seu site, não exagere no uso de imagens de alta resolução. Um portfólio online pode ser criativo sendo simples e valorizando a experiência de usuário.

7 – Torne o seu contato com os clientes mais fácil

A criatividade é importante, mas não deixe de lado um detalhe essencial do seu portfólio online: a capacidade de interação.

De nada adianta um site criativo se ele não facilita o contato entre você e os visitantes. Por essa razão, é interessante configurar um plugin de formulário ou WhatsApp, pois com eles, você permite que os seus visitantes entrem em contato com você da maneira mais fácil possível.

No caso do WordPress, por exemplo, há vários plugins gratuitos que podem ser utilizados para a criação de formulários de contato e integração com o mensageiro mais famoso do mundo.

Conclusão

A presença digital hoje em dia é indispensável, pois é fundamental para as empresas e também para freelancers e profissionais das mais variadas áreas.

Se hoje tudo depende da digitalização, o seu portfólio também deve contar com essa característica. Atualmente você pode criar o seu de forma criativa e fácil, basta contar com o WordPress, o Wix ou alguma outra ferramenta de criação.

Há também outras facilidades, como o cupom de desconto Hostinger, que facilita a aquisição de um serviço de hospedagem de sites sem precisar desembolsar muito.

Portanto, diante de tantas possibilidades, basta seguir essas dicas e mostrar para os seus futuros clientes o melhor do seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

E se alguns aplicativos de celular fossem times de futebol?

Já publiquei aqui as ideias de uniformes de times de futebol inspirados…

As latas da cerveja Antarctica que dão “match” na folia

Neste carnaval, Antarctica convida os foliões a deslogarem e curtirem a verdadeira…

McDonald’s vira escala Pantone

Basicamente TUDO que conhecemos eventualmente vira escala de Pantone – agora foi a vez…