Em prol da paz, Burger King convida McDonald's para criar o McWhopper
Hoje acordei e dei de cara com uma campanha no mínimo absurdamente brilhante. Em prol do Dia Mundial da Paz, oficializado pela ONU, o Burger King simplesmente convidou seu maior concorrente, o McDonald’s, para criarem um hambúrguer unindo o Whopper e o Big Mac, originando assim o McWhopper.

Não se prendendo a apenas apresentar uma proposta e aguardar a resposta do McDonald’s para desenvolver mais detalhes, o Burger King já se adiantou e formatou basicamente tudo, desde os ingredientes utilizados no hambúrguer, até comunicação visual, preço e local.

A ideia é que o McWhopper seja comercializado apenas no dia 21 de setembro e somente em um local. E o local escolhido foi Atlanta, nos Estados Unidos, por ficar no meio do caminho entre as duas sedes. Caso a proposta vá pra frente, será construído um restaurante temporário onde terão funcionários das duas empresas atendendo em conjunto.

Um outro ponto interessante explicado no site, que recomendo fortemente a visita porque está bastante bonito e tem informações detalhadas do projeto, é que o pagamento dos clientes pelo hambúrguer não será em dinheiro. Eles deverão apenas escrever em suas bandejas uma declaração de paz.

“Reunimos os ingrediente para fazer o hambúrguer que alguns disseram que nunca iria existir. Alguns dizem a mesma coisa sobre a paz mundial. Juntos, no dia 21 de setembro de 215, o dia da paz, vamos provar que eles estão errados”.

https://youtu.be/DsaUuIj6Xb0

Proposta genial até aqui, não? Aparentemente não muito pro CEO do McDonald’s. Foi publicado um post no Facebook oficial da companhia em que ele até elogia a ideia, maaaaaas… fala que as duas marcas podem fazer algo maior para fazer a diferença. Steve ainda aproveita para dar uma “reclamada” comentando que o que há entre as marcas é uma concorrência amigável e não nada comparável a uma guerra (como demonstra o vídeo).

Tudo isso aconteceu hoje pela manhã. Tanto o site quanto a resposta desanimadora, que veio por post no Facebook tacando um balde de água fria. Sendo então muito cedo para conclusões, só resta parabenizar o Burger King e aguardar se teremos próximos capítulos nessa história.

mcwhopper-mc-bk-2 mcwhopper-mc-bk-3 mcwhopper-mc-bk

6 comentários
  1. Shoooow! Curti mto a iniciativa…. pena que o Mc é ganancioso demais pra aceitar.

  2. Achei vacilo a galera criticar o McDonald’s por não aceitar. Todos os anos a rede faz o McDiaFeliz, uma ação que REALMENTE faz a diferença. Daí vem o Burger King propõe uma ação puramente simbólica, o McDonald’s rejeita e o Burger King é que leva a fama de preocupado com o mundo, e o McD’s fica com a fama de egoísta e ganancioso.

    Quanto a ação, a ideia realmente foi boa (apesar de, como disse, se resumir puramente a marketing, simbolismo, nada que realmente faça a diferença no mundo), mas achei errado o BK propor isto em público, praticamente coagindo o McD’s a aceitar ou ficar com fama de cuzão (que é o que de fato aconteceu).

  3. kadug, concordo com quase tudo o que vc falou, menos o final… é uma campanha PUBLICitária, como não propor em PÚBLICO? A intenção era exatamente essa, jogaram a batata quente na mão do Mc e eles ao invés de aproveitar pra fazer McFritas, se queimaram!
    Inteligente mesmo foi o Giraffas, que se aproveitou lindamente da situação e tá agora com todos os holofotes voltados pra si!

  4. Mas o que eu quis dizer é que a campanha poderia ter sido combinada em particular, e lançada em público por ambas as empresas. Seria bem mais honesto e evitaria o constrangimento ao McDonald’s, que basicamente ficou entre aceitar e propover a campanha do concorrente (porque a ideia, a concepção, o design, tudo foi desenvolvido pelo BK, que levaria os créditos por tudo isso) ou não aceitar e passar imagem de empresa egoísta e gananciosa, que foi o que aconteceu.

    Sobre o Giraffas, realmente, o timing deles foi perfeito.

  5. Ganancioso não… imagina alguém do nada convidar vc para fazer algo que não está nos seus planos, para fazer algo grandiosos em menos de 1 mes, e não ter avisado nada… O Mc pegou leve na resposta, eu mesmo teria mandado uma bem pior expondo o tal rei, que se calou perante o Giraffas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

E essa é a tocha olímpica dos jogos Rio 2016

Ontem finalmente foi revelada o design da tocha dos Jogos Olímpicos Rio…