Escolha as peças e monte o seu próprio smartphone

“No meu tempo, as coisas eram feitas para durar” – isso era algo que eu ouvi muito quando criança. E da década de 80 pra cá, os produtos ficaram ainda mais “descartáveis”: quando não estragam em pouco tempo, ficam ultrapassados. Mas eles são projetados pra serem assim, é a famosa obsolescência programada, e um dos maiores expoentes disso são os smartphones. Mas um designer holandês chamado Dave Hakkens, teve uma ideia que faria com que os smartphones durassem muito mais… E se eles fossem feitos de blocos de montar?

Por isso ele lançou o Phonebloks, uma idéia que busca apoiadores no Thunderclap, que ao contrário do Kickstarter, não pede o seu dinheiro e sim a sua “voz”. Assim, Dave pede para que, no dia 29 de outubro, você que gostou da idéia, fale com os fabricantes de smartphones sobre isso. Quem sabe assim, alguma empresa se interessa por fabricar o produto.

phoneblok01

É quase um Spoleto dos celulares… E isso é bom. Poder atualizar funções, ao invés de precisar comprar um aparelho totalmente novo. E a possibilidade de escolher o que se quer. Isso não parece ótimo?

A não ser que você lembre que as pessoas que ficam escutando música a todo volume nos ônibus, podem colocar uma caixa de som maior e mais potente…

phoneblokphoto

Se eu pudesse escolher, tiraria acelerômetro, bluetooth, armazenamento interno. Colocaria uma bateria gigante e uma ótima câmera. E você, quais blocos usaria para montar o seu smartphone?

13 comentários
  1. Parece uma ideia excelente e natural trazer o baixo acoplamento, que já existe em desenvolvimento de software faz tempo, para os hardwares.

  2. Acho que teria uma carcaça por fora para segurar tudo e ser possível a personalização visual =D, até pq ele não é muito atraente no visual….

  3. Guilherme Guedes, no vídeo mostra que só é possível a remoção de peças quando se desparafusa o telefone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Papelão reciclado se transforma em mesa e mochila para estudantes da Índia

A associação sem fins lucrativos Aarambh – que significa Ínicio em indiano…

E o Monstro do Lago Ness virou um infusor de chá

Um dos produtos para cozinha que ganhou a internet foi a Concha…

Pantone cria em parceria com a Twinings a ‘Cor do Otimismo’

A marca de chás e infusões Twinings fez uma pesquisa e constatou…