Para celebrar seu 80º aniversário, a LACOSTE deu a Peter Saville carta branca para trabalhar com o seu icônico pólo L.12.12, para a criação da série “Holiday Collector No. 8”
Com humor, inteligência e criatividade, Saville decidiu pela opção arriscada de “brincar” com o logotipo da marca, o crocodilo. Saville manteve a cor clássica da peça, assim como o logo verde, mas levou o crocodilo ao extremo, ao transformá-lo num “rabisco”, num “borrão” ou numa única linha…
O desafio à identidade da marca foi o motivo da decisão de redesenhar o logo, nas palavras de Saville, “Quando criamos arte fazemos perguntas, ao passo que, tradicionalmente, é o design quem dá as respostas (…). A questão aqui é que o logo é tão ligado à referência da marca, que está presente até mesmo quando não lembra a si mesmo. Minha conclusão é que a identidade Lacoste é imortal”
A coleção “Limited Edition” tem apenas 80 peças femininas e 80 masculinas, cada uma com um logo completamente diferente e único. Cada camisa vem com um certificado de autenticidade assinado e numerado por Peter Saville. Vão estar à venda nas “concept store” em todo o mundo pelo preço de 420 euros cada.
Confira o vídeo:
A Lacoste teve muita coragem em aceitar esta ‘mexida’ no logo (mesmo sendo numa edição limitada)! Esta ação prova também que o logo não é a marca, é “só” mais um componente! Uma marca forte impõe sua presença apesar da ausência do logo.
O que acharam da ousadia?
É, ele não fugiu muito das possibilidades de uma máquina de bordar…
A maioria usando o roughen do illustrator. ¬¬
Vejo todos os efeitos do AI em um tipo de traço/logo.
Vejo pessoas pagando muito além do que já é para "ter" algo exclusivo (ponto para marca) e designers no mundo todo "vendo" conceitos em efeitos amadores aplicados sem a menor justificativa, disponíveis em qualquer micro. Desculpa, este é o fato :)
Débora, Diego, Cristiane , Paula, Paula, Nana dêem seu parecer :)
na real, eu achei extremamente descenessario e sem graça o-o
Entendi o conceito, mas o resultado final só fica interessante na apresentação do vídeo, com movimento e transformação. A aplicação nas roupas me faz querer rir…rs
Débora Islas e verdade, em movimento fica legal mesmo, não posso discordar.
Tirou as palavras da minha boca…
Tá que vou pagar mais de R$1,200 em um camisa com a logo rabiscada.
Demais!
Realmente o vídeo é mais legal que as peças mas gostei de várias versões…principalmente quando a marca fica subentendida.
Oliver Thi Acredito que o designer quis propor uma desconstrução total da marca, para testar o quanto é possível destruir a mesma sem perder identifcação (Ok! Em alguns casos perdeu total identificação, vide borrão)… Mas como a colega Débora Islas falou, o resultado final só fica interessante com a apresentação do vídeo, creio que tal efeito tenha sido notado também na exposição lado a lado das 80 peças… Um projeto ousado, mesmo que para uma edição limitada… Agora convenhamos, 420 Euros os caras abusaram… hahahahahaha
Achei o resultado final distante do discurso do conceito. Se eu ver uma camiseta com o jacaré rabiscado vou achar que a pessoa comprou na Galeria do Rock em SP, naquelas lojas onde a logo da Puma viram um gatinho preto soltando um Pum!
Também achei kkkkk Me lembrei dos jacarés que sorriem de Jaraguá!
Muito papo. Muito conceito e pouca funcionalidade. Mas enfim. Sempre vai ter alguém disposto a pagar caro por algo sem muito nexo.
Muita besteira e asneira. Isso não deveria ser elogiado de "humor, inteligência e criatividade". Desenvolver todo um conceito para depois terminar em rabiscos é safadeza e pedantismo por parte do Peter Saville.
Kd a ousadia? Vovô Andy Warhol faria muito MAIS, por muito MENOS… inclusive Ana Couto.
Achei bom o desenvolvimento, a força da identidade visual da empresa se torna tão grande, que o logo trabalhando de forma singular ainda informa o mesmo. Design é isso manter o conceito na mente das pessoas, trabalhar forças e agregar valor e arte. Um verdadeiro designer é isso.
Desculpe Oliver Thi, mas um designer justifica sim seus conceitos. Um designer de verdade propõe um conceito uma percepção para agregar valor a identidade visual de uma empresa. Oliver no mundo virtual tudo que for copiado é desmascarado, a falsa originalidade hj pode ser revelada, um verdadeiro designer cria o conceito a partir dos resultados de sua pesquisa e bagagem teórica, como livros e revistas. Pensar e ser original sai caro e leva tempo.