Independentemente do escopo do seu projeto, a qualidade da colaboração entre sua equipe pode proporcionar resultados positivos… ou grandes dificuldades. Antes de dar início a um novo projeto, veja algumas dicas importantes para você e os membros de sua equipe.
1. Aproveite os pontos fortes dos membros de sua equipe
Ao planejar um projeto, a vontade é distribuir tarefas o mais rápido possível. Mas com um bom planejamento, você pode realmente melhorar a eficiência da sua equipe. Ao planejar as tarefas, leve em consideração as personalidades, as habilidades, a experiência, os conhecimentos e os círculos de networking dos membros de sua equipe. Pense em quem mais se beneficiaria e cresceria profissionalmente, bem como quem faria o melhor trabalho.
2. Crie e siga o cronograma do projeto
Muitos projetos seguem um cronograma linear, o que significa que os membros da equipe precisam concluir tarefas sequencialmente. Os melhores gerentes de projeto planejam tarefas e dependências cuidadosamente por meio de ferramentas visuais como cronogramas, quadros Kanban e gráficos PERT para que todos tenham um trabalho a cumprir sem criar gargalos para a equipe. Além disso, quando um colaborador concluir uma tarefa, novas ficarão disponíveis.
3. Use um software de colaboração
Além das ferramentas normais que todos já usam, sua equipe pode aproveitar novas tecnologias para melhorar a colaboração. Antes de optar por ferramentas de colaboração arcaicas, considere usar:
- Basecamp para gerenciar seu projeto por completo: o Basecamp ajuda você a acompanhar o cronograma do projeto, criar listas de tarefas e armazenar e compartilhar arquivos.
- Flock para se comunicar com os membros de equipe: com o Flock, você pode enviar mensagens particulares e criar canais para toda a equipe. O Flock também oferece recursos de videoconferência e compartilhamento de tela.
- Lucidspark para fazer brainstorming virtual de ideias: o Lucidspark é um quadro branco on-line que inspira criatividade. Você pode desenhar e carregar imagens; criar notas adesivas; conversar sobre ideias, e votar nelas.
4. Ofereça oportunidades de socialização
O local de trabalho é um lugar para trabalhar, é claro, mas ambientes pouco sociáveis podem causar problemas de ‘burnout’, desânimo e comunicação. Por outro lado, se seus funcionários dedicaram um tempo para se conhecerem, certamente entenderão as necessidades, personalidades e formas de trabalho de seus colegas. E locais de trabalho agradáveis podem incentivar uma maior motivação a todos para concluir projetos complexos.
Para promover a socialização, organize horários específicos de pausas para socializar, vá a encontros divertidos e fora do trabalho com seus colegas ou faça bate-papos on-line para todos se conhecerem melhor.
5. Reconheça o crescimento
O trabalho árduo é uma recompensa por si só, mas a maioria das pessoas adoraria se um colega de trabalho reconhecesse o esforço que dedicam a suas tarefas. Uma maneira de promover esse tipo de reconhecimento é incentivar seus funcionários a reconhecer publicamente as conquistas de seus colegas, podendo até mesmo ser por meio de um programa de apreciação. Isso fará com que seus funcionários percebam a contribuição de todos para o projeto, ajudando a reduzir mal-entendidos e comportamentos cínicos.
6. Defina expectativas claras
Alguns membros da equipe talvez entendam o que você quer de forma intuitiva, mas você precisa explicar cuidadosamente o que todos deveriam e não deveriam fazer. Mal-entendidos, instruções ambíguas e a falta de experiência vão lhe prejudicar se não dedicar um tempo para definir metas e expectativas claras.
Além disso, distribua documentos que os membros da equipe possam acessar para não terem que puxar da memória.
7. Compartilhe todas as informações importantes
Ao desenvolver um projeto com outras pessoas, a comunicação transparente pode incentivar ou interromper o andamento. Para obter os melhores resultados, compartilhe todas as informações que os membros de sua equipe precisam saber. As informações podem tratar de prazos, restrições, expectativas do projeto, tarefas atribuídas e não atribuídas e ferramentas disponíveis.
Além disso, os membros da equipe precisam se sentir confortáveis para tirar dúvidas. Se você não responder a perguntas ou se tiver uma presença muito intimidadora, os resultados do projeto podem ficar prejudicados.
Todo projeto em que sua equipe trabalha provavelmente envolverá algum tipo de aprendizagem, principalmente se há novos membros. Mas se você seguir essas sete dicas, fornecerá conhecimento básico sólido para a sua equipe usar para trabalharem juntos.
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!